ClaroBlog - Fato ou Mito: celular no sol pode “fritar”?

 

Fato ou Mito: celular no sol pode “fritar”?

Anderson Costa, redator Claro Blog / quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A história do celular esquecido no carro já é clássica. O ruim é quando ele é  esquecido lá por muito tempo naquele dia de um sol muito forte, em cima do console ou dentro do porta-luvas. Um celular quente parece ruim, certo? E será mesmo? A exposição ao sol ou calor prejudica o aparelho?

Fomos atrás de mais esta dúvida e a resposta foi simples. É FATO que um celular exposto muito tempo ao sol pode se danificar. Quem nos esclarece isso é Thiago Raposo, engenheiro e especialista em telecomunicações. Segundo ele, o grande problema é a temperatura. “Os componentes do celular têm vida útil finita. Se expostos a muito calor, essa duração cai drasticamente”.

Em casos de esquecer o celular no console de um carro fechado, por exemplo, onde a temperatura pode chegar a 60º C, “o tempo de exposição pode estragar alguns componentes na hora. Como os ligados à tela, que são muito sensíveis. Além da bateria, que perde a autonomia”.

Thiago recomenda: “Tente evitar esta exposição, principalmente quando estiver no carro! Verifique se ele não está diretamente exposto à luz solar. Em casa, tente deixá-lo em locais arejados, longe de aparelhos elétricos que dissipam calor”.

A não ser que seu aparelho seja um daquelas novidades mundiais em que a luz do sol recarrega a bateria. 

Por Anderson Costa, redator ClaroBlog de celular quente

Avalie esse post:
7
COMENTÁRIOS
Denny / sexta-feira, 1 de abril de 2011

Olha essa eu nem sabia em. agr vo tomar bastante cuidado quando deixar o meu celular no carro do meu papis. kkkkkkkkkkk

Rodrigo / quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Esqueçi meu telefone em cima do muro e com sol não ficou nem muito tempo mais quando fui pegar estava quente, desde esse momento até hoje o celular está com a tela toda branca mas funciona para fazer e receber ligações.

Viviane Faria / domingo, 2 de maio de 2010

Gostaria de saber um pouco mais, sobre esses aparelhos que recarregam com a luz solar, e se ja esta disponivél na claro.

Resposta ClaroBlog

Viviane, esses aparelhos possuem um painel solar na parte traseira, que gera energia suficiente para fazer ligações a qualquer hora e em qualquer lugar, durante o dia, mesmo sem sol (somente com a claridade é possível recarregar a bateria). Hoje temos em nosso portfólio o aparelho Samsung Blue Earth. Acesse o site www.claro.com.br para ver mais informações sobre ele. Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


ANDREIA AMORIM CAMPOS / quinta-feira, 1 de abril de 2010

gostei muito de saber sobre essa questão pq frequento a muito a praia e o meu celular fica super quente! A claro esta de parabéns em lançar o blog,que nos tira tantas dúvidas maneiras.

Leandro Cavanha / sábado, 12 de setembro de 2009

A bateria pode explodir ???

Resposta ClaroBlog

Não, Leandro, ela não explode com a exposição ao sol. Sabemos que ela explode por outras razões. Mas isso já é tema para um outro post. Fique de olho! Anderson Costa, redator ClaroBlog


Edson Santos / segunda-feira, 30 de novembro de 2009

celular no sol pode “fritar? :o nunca ouvi falar nem precisava pesquisar é claro que isso é MITO!

Resposta ClaroBlog

Não é mito não, Edson! Isso realmente pode acontecer! E pra ficar por dentro de tudo, leia aqui no post o que disse o Thiago, especialista em telecomunicações. Abraços! Dani de Oliveira, equipe ClaroBlog


Hirlam Tavares / sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Isso é uma ótimo esclarecimento para os que pensam que com tanta tecnologia, o celular tem que ser indestrutível! Agora sei o motivo da minha namorada reclamar da bateria do Motorola dela que, só vive no console do carro!

Mais Acessados
Canal Claro Brasil
No Clarovideo há filmes, séries, documentários e shows para crianças e adultos. Assista de onde estiver e quando quiser. O 1º mês é grátis! Cadastre-se ligando grátis para *007 do...
Views: 83
0 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment
No nosso pré-pago é assim: você escolhe quando quer ligar, mandar Torpedo e navegar com 4Gmax. Tudo por R$ 0,99* só no dia que usar. Não usou, não paga. Comp...
Views: 1789
11 ratings
Time: 00:31 More in Entertainment